Cristian Javier Lopez
Resumo
A área de Literaturas de Língua espanhola e, especificamente, aquelas produzidas no contexto latino-americana apresenta, ao longo de sua história, a figura da mulher escritora ocupando sempre um lugar de desvantagem frente ao cânone literário. Nesse sentido, consideramos que é importante destacar na docência aquelas autoras que, no continente americano, destacaram-se por sua vasta produção e seu comprometimento com as problemáticas sociais da sua época. Para este trabalho propomos comentar brevemente sobre a produção das escritoras Idea Vilariño, do Uruguai, e Helena Kolody, do Brasil. Essas mulheres apresentam traços em comum que as aproximam e que vão desde sua origem como descendentes de imigrantes na América, sua formação na docência, seu trabalho como escritoras e até as poéticas que desenvolveram na sua obra. Entre as temáticas exploradas por ambas as autoras estão o existencialismo, a visão crítica da sociedade, a imagem do imigrante, a musicalidade na poesia, entre outras. Vilariño e Kolody compartem, também, seu lugar na escrita feminina dentro de um cânone que privilegiou a literatura escrita por homens e que relegou às mulheres a lugares subalternos. O presente trabalho busca, também, refletir sobre a importância do ensino-aprendizagem de literatura latino-americana, focados nas duas poetas mencionadas, na formação do professor de língua e literatura na Licenciatura de Espanhol, Segunda Licenciatura no âmbito do PARFOR. Assim, mediante os pressupostos da literatura comparada, pretendemos discutir sobre os aspectos relevantes nas obras das autoras e a importância destes conhecimentos na formação dos profissionais da área de Letras.
Palavras-chave
Idea Vilariño. Helena Kolody. Literatura Comparada. Formação de professores.
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