Oficinas de leitura em sala de 6º ano com o gênero relato pessoal

Roseli Monteiro

Resumo
O processo de leitura é indispensável para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem de um indivíduo, visto que amplia a capacidade de compreensão, atribuição e construção de significados. Desse modo, acredita-se que o estudo dos gêneros discursivos, mais especificamente o gênero relato pessoal, pode apresentar um significado importante para os alunos, favorecendo a aprendizagem da leitura e da produção textual. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta didático-pedagógica de leitura do gênero discursivo relato pessoal, para uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa é parte da dissertação de Mestrado que está sendo desenvolvida no ProfLetras/UEM, que tem como objetivo, por meio de uma pesquisa-ação, elaborar uma proposta de intervenção didático-pedagógica de oficinas de leitura com o gênero relato. A proposta será aplicada em uma turma do 6º ano de uma escola pública da cidade de Maringá, procurando desenvolver leitores mais reflexivos e competentes, com maior criticidade frente a distintos temas. Para abordar sobre a importância da leitura no ambiente escolar, utilizaremos Freire (2008), Geraldi (2003) e Solé (1998). Para compreender sobre os gêneros discursivos e especificamente o gênero relato, recorremos a Bakhtin (2015) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), e Schneuwly e Dolz (2004). Pretende-se com esta pesquisa proporcionar uma reflexão sobre o trabalho realizado com a leitura em salas de 6º anos associada ao gênero discursivo relato, além de ampliar a capacidade social e intelectual dos educandos.

Palavras-chave
Gêneros discursivos. Leitura. Relato pessoal.

Texto completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário