No vai e vem da vida, no vai e vem da linguagem

Maria Elena da Silva e Luciane Braz Perez Mincoff

Resumo
O presente trabalho fará parte de uma pesquisa maior que será desenvolvida neste ano de 2018, no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), disponibilizado em rede nacional a professores de Língua Portuguesa da rede pública de Ensino Fundamental. Será desenvolvido com os alunos do nono ano do Ensino Fundamental, do período matutino, de um colégio estadual de Maringá. Proporemos, por meio do tópico discursivo e retextualização, atividades que possam fornecer uma leitura crítica e conduza a um olhar sobre as diferenças e semelhanças entre o discurso oral e escrito, que permeiam vários gêneros discursivos. A metodologia utilizada será a implementação de uma proposta/unidade didática relacionadas a algumas oficinas. Por meio deste estudo, os alunos desenvolverão mais sua competência leitora, sua produção oral e escrita, na medida em que souberem identificar as marcas de oralidade no texto escrito e consigam perceber a intencionalidade do uso dessas marcas nos gêneros estudados.  Para o desenvolvimento da pesquisa, na base teórica que embasará o trabalho destacamos as produções de Marcuschi (2010) e Fávero (2002).

Palavras-chave
Crônica. Marcadores conversacionais. Retextualização. Tópico discursivo.

Texto completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário