Resumo
Este estudo apresenta um recorte de
uma pesquisa de mestrado, ainda em andamento, que pretende desenvolver práticas
pedagógicas que contemplem a escrita de textos como objeto de ensino das aulas
de Língua Portuguesa dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola
Municipal Deputado Luís Eduardo Magalhães, situada na sede do município de Pé
de Serra- Ba. O principal objetivo da investigação é mediar, através da escrita
de si, a formação de produtores de textos proficientes, visando à valorização
do sujeito e de sua identidade, e ao desenvolvimento da competência escrita e
da capacidade autoral dos educandos. Para desenvolver esta pesquisa-ação,
recorre-se aos pressupostos do interacionismo sóciodiscursivo, por entender que uma
pesquisa voltada para produção textual na Educação Básica pressupõe o
envolvimento ativo dos sujeitos no processo de ensino e aprendizagem. Para fundamentar as
discussões sobre concepção de escrita, o estudo
ancora-se nos pressupostos defendidos por Bazerman (2017), Koch; Elias (2010), Marcuschi
(2008) e outros. Do ponto de vista
metodológico, trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, que segue o modelo de sequência didática
proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para o estudo dos gêneros
textuais em sala de aula. A pesquisa também focaliza as contribuições dos
estudos do campo (auto)biográfico, propostos por Josso (2010) e Dominicé
(2010), para compreender a potencialidade da escrita de si nas práticas
discursivas de alunos da educação básica. Espera-se alcançar, como resultados, a valorização do discente enquanto agente transformador e
autor de sua própria história de vida, bem como
a compreensão das práticas de produção escrita como processo e não como produto
nas aulas de português.
Palavras-chave
Ensino de Língua Portuguesa. Produção
escrita. (auto)biografia.
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