Resumo
Este
Projeto surge da necessidade em realizar uma intervenção focalizando a leitura
e a escrita de notícias em um blog
com temas sociais no âmbito nacional, regional e local, instigando-os a
interagir com o mundo real, por meio do virtual. O
projeto terá como cenário, alunos da escola pública,
do 9º ano do Ensino Fundamental II, com o objetivo de exercitar o senso
crítico, a partir da prática da leitura, da escrita e da veiculação de notícias
em uma plataforma digital: o blog. O
estudo está respaldado no referencial teórico Cosson (2014), Dolz e
Schneuwly (2004), Marcuschi (2004),
Bezerman, (2005) Antunes (2003), Mattar (2013), Fonseca (2017) entre
outros. Pretende-se promover situações didáticas que
levem o aluno refletir que a leitura e a produção de textos são grandes aliadas
para o desenvolvimento cognitivo, fazendo-o perceber-se como ser social que
depende da interação com os outros para se ressignificar. O projeto trará
desafios para os alunos, fazendo-os compreender que a aprendizagem da
lecto-escritura está além das atividades que acontecem em sala de aula, e que é
preciso fazer uso dos letramentos sociais para ampliar o senso crítico, uma vez
que poderão expressar opiniões ou refletir sobre a realidade que os cercam,
seja a sua própria, a da rua, a do bairro e a do próprio município onde moram.
Palavras-chave
Leitura.
Escrita. Notícias. Blog.
Texto
completo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário