Letramentos na escola: a leitura e a escrita de notícias e blog

Wilma Luna Vasconcelos

Resumo
Este Projeto surge da necessidade em realizar uma intervenção focalizando a leitura e a escrita de notícias em um blog com temas sociais no âmbito nacional, regional e local, instigando-os a interagir com o mundo real, por meio do virtual. O projeto terá como cenário, alunos da escola pública, do 9º ano do Ensino Fundamental II, com o objetivo de exercitar o senso crítico, a partir da prática da leitura, da escrita e da veiculação de notícias em uma plataforma digital: o blog. O estudo está respaldado no referencial teórico Cosson (2014), Dolz e Schneuwly  (2004), Marcuschi (2004), Bezerman, (2005) Antunes (2003), Mattar (2013), Fonseca (2017) entre outros. Pretende-se promover situações didáticas que levem o aluno refletir que a leitura e a produção de textos são grandes aliadas para o desenvolvimento cognitivo, fazendo-o perceber-se como ser social que depende da interação com os outros para se ressignificar. O projeto trará desafios para os alunos, fazendo-os compreender que a aprendizagem da lecto-escritura está além das atividades que acontecem em sala de aula, e que é preciso fazer uso dos letramentos sociais para ampliar o senso crítico, uma vez que poderão expressar opiniões ou refletir sobre a realidade que os cercam, seja a sua própria, a da rua, a do bairro e a do próprio município onde moram.

Palavras-chave
Leitura. Escrita. Notícias. Blog.

Texto completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário