Resumo
O objetivo deste trabalho é partilhar experiências sobre a possibilidade de
construirmos uma proposta de letramento literário, já nos anos iniciais do Ensino
Fundamental. O presente texto respalda-se nos resultados da pesquisa de Mestrado
desenvolvida no PROFLETRAS, entre os anos de 2013 e 2015. Na ocasião,
investigamos e analisamos como vinha ocorrendo as práticas iniciais de letramento
literário com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola da Rede
Municipal de Ensino de Cascavel - PR, por meio de um estudo exploratório em uma
turma de 5º ano da escola investigada, utilizando uma abordagem qualitativa. Tratouse, portanto, de uma pesquisa bibliográfico-qualitativa, cujos procedimentos
desenvolveram-se pelo viés da pesquisa-ação. A partir desse contexto, buscamos
elaborar e propor novas práticas literárias, sob a forma de um Projeto de Intervenção
Pedagógica: Leituras Comparadas; o qual embasou-se na Estética da Recepção, de
Jauss (1994) e na concepção de Intertextualidade da Literatura Comparada, de Fillola
(1994, 2004). Como resultado desse processo de investigação, entendemos que o
trabalho escolar com a literatura não pode continuar a ocorrer de maneira intuitiva e
espontânea, ou apenas servir de pretexto para o ensino da língua; mas que deve ser
tomado como conhecimento elaborado, que contribui para a humanização e
emancipação dos alunos, e que por isso precisa ser intencional e sistematizado desde
o início do processo de escolarização.
Palavras-chave
Letramento literário. Estética da recepção. Concepções e
Práticas literárias. Leituras intertextualizadas.
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