Resumo
Este estudo, com perspectiva metodológica da Pesquisa-ação (FRANCO,
2005; FOGAÇA, 2013), apresenta reflexões sobre o papel social da escola na
promoção da leitura do texto literário (GERALDI, 1997; PETIT, 1999; MONTES, 2001;
ZILBERMANN, 2004; OSÓRIO, 2010; NIEVA, 2013). Apoiados pelas visões teóricas
revisitadas, apresentamos uma proposta de intervenção didática para incentivar a
leitura literária no Ensino Fundamental público, com enfoque transdisciplinar
(NICOLESCU, 1999; MORIN, 2007), considerando as relações entre Literatura e
História e as confluências entre estas duas áreas do conhecimento, mediadas pelas
leituras da temática da Guerra do Paraguai (1864 – 1870). A implementação dessa
proposta se organiza em oficinas, com base no Método Comparativo (FILLOLA, 1994),
cujas bases são a Literatura Comparada e as teorias da recepção textual (BARTHES,
1976; TODOROV, 1976; ISER, 1979; LIMA, 1979; VARGAS LLOSA; 2002). As
observações, em forma de um Diário de Campo, permitem-nos refletir sobre a
aplicação da proposta e tecer as respectivas análises, sob uma abordagem qualitativa
(SADIN ESTEBAN, 2010; TEIS, 2013). As propostas estão fundamentadas também
nos teóricos do gênero romance histórico em suas distintas modalidades: romances
históricos clássico e tradicional (LUKÁCS, 1977-2011), passando pelas modalidades
críticas do gênero, como o novo romance histórico latino-americano (AÍNSA, 1988,
1991; MENTON, 1993; LARIOS,1997; LAJOLO, 2004), a metaficção historiográfica
(HUTCHEON, 1991; PULGARÍN, 1995; CEIA, 2013), e o romance histórico
contemporâneo de mediação (FLECK, 2008, 2011). A fundamentação teórica deste
estudo, sua transposição didática em oficinas, além da análise dos resultados,
objetivam constituir meios de fornecer, sistematicamente, subsídios ao ensino de
Literatura no Ensino Fundamental com ações transdisciplinares.
Palavras-chave
Recepção textual. Romance Histórico. Método Comparativo.
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