Leituras de Romances Históricos no Ensino Fundamental (9º ano) – prática leitora com múltiplas perspectivas para a Guerra do Paraguai (1864-1870)

Rosmere Adriana Vivian Ottonelli

Resumo
Este estudo, com perspectiva metodológica da Pesquisa-ação (FRANCO, 2005; FOGAÇA, 2013), apresenta reflexões sobre o papel social da escola na promoção da leitura do texto literário (GERALDI, 1997; PETIT, 1999; MONTES, 2001; ZILBERMANN, 2004; OSÓRIO, 2010; NIEVA, 2013). Apoiados pelas visões teóricas revisitadas, apresentamos uma proposta de intervenção didática para incentivar a leitura literária no Ensino Fundamental público, com enfoque transdisciplinar (NICOLESCU, 1999; MORIN, 2007), considerando as relações entre Literatura e História e as confluências entre estas duas áreas do conhecimento, mediadas pelas leituras da temática da Guerra do Paraguai (1864 – 1870). A implementação dessa proposta se organiza em oficinas, com base no Método Comparativo (FILLOLA, 1994), cujas bases são a Literatura Comparada e as teorias da recepção textual (BARTHES, 1976; TODOROV, 1976; ISER, 1979; LIMA, 1979; VARGAS LLOSA; 2002). As observações, em forma de um Diário de Campo, permitem-nos refletir sobre a aplicação da proposta e tecer as respectivas análises, sob uma abordagem qualitativa (SADIN ESTEBAN, 2010; TEIS, 2013). As propostas estão fundamentadas também nos teóricos do gênero romance histórico em suas distintas modalidades: romances históricos clássico e tradicional (LUKÁCS, 1977-2011), passando pelas modalidades críticas do gênero, como o novo romance histórico latino-americano (AÍNSA, 1988, 1991; MENTON, 1993; LARIOS,1997; LAJOLO, 2004), a metaficção historiográfica (HUTCHEON, 1991; PULGARÍN, 1995; CEIA, 2013), e o romance histórico contemporâneo de mediação (FLECK, 2008, 2011). A fundamentação teórica deste estudo, sua transposição didática em oficinas, além da análise dos resultados, objetivam constituir meios de fornecer, sistematicamente, subsídios ao ensino de Literatura no Ensino Fundamental com ações transdisciplinares.

Palavras-chave
Recepção textual. Romance Histórico. Método Comparativo.

Texto completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário