Resumo
Este
é um projeto de pesquisa em desenvolvimento realizado no âmbito do programa de
pós-graduação em Letras – Mestrado Profissional em Letras/Unioeste
(Profletras), campus de Cascavel/PR. O
estudo em questão objetiva implementar práticas de leitura de textos narrativos
da Literatura Infantil a alunos do Ensino Fundamental – anos iniciais, a fim de
propiciar-lhes, gradativamente, a possibilidade de apropriação dos elementos da
narrativa que, cremos, auxiliam o aluno na sua formação leitora. Para o
desenvolvimento desta pesquisa, optamos, entre os métodos disponíveis, por
realizar uma pesquisa básica qualitativa, em conjunto com os ideais da
pesquisa-ação e da pesquisa bibliográfica, com a intenção de estimular a
capacidade de leitura do aluno por meio do letramento literário. Para embasar
nossa pesquisa, percorreremos concepções teóricas que partilham de estudos
sobre a leitura numa visão sociointeracionista, como encontramos em Geraldi
(2006; 2007), Rojo (2004), Bakhtin (1988; 1992); e na literatura como arte
humanizadora, com respaldo pautado em pressupostos de Soares (2011; 2016),
Lajolo (1993), Candido (1995), Kleiman (2012), Zilberman (2009), Cosson (2012),
entre outros estudiosos que desenvolveram pesquisas sobre letramentos e
contribuem significativamente para os estudos nessa área a serem agregadas ao
trabalho. Assim, ancoramos nossos estudos numa proposta de educação que tem
como base a literatura e a leitura do texto literário como efetiva prática
social, pois acreditamos que essa seja a base para a formação e transformação
do leitor na escola.
Palavras-chave
Leitura.
Literatura. Letramento literário.
Texto
completo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário