Leituras de narrativas literárias entre alunos do 4º ano do Ensino Fundamental: passos essenciais ao Letramento Literário

Matilde Costa Fernandes de Souza e Gilmei Francisco Fleck

Resumo
Este é um projeto de pesquisa em desenvolvimento realizado no âmbito do programa de pós-graduação em Letras – Mestrado Profissional em Letras/Unioeste (Profletras), campus de Cascavel/PR. O estudo em questão objetiva implementar práticas de leitura de textos narrativos da Literatura Infantil a alunos do Ensino Fundamental – anos iniciais, a fim de propiciar-lhes, gradativamente, a possibilidade de apropriação dos elementos da narrativa que, cremos, auxiliam o aluno na sua formação leitora. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optamos, entre os métodos disponíveis, por realizar uma pesquisa básica qualitativa, em conjunto com os ideais da pesquisa-ação e da pesquisa bibliográfica, com a intenção de estimular a capacidade de leitura do aluno por meio do letramento literário. Para embasar nossa pesquisa, percorreremos concepções teóricas que partilham de estudos sobre a leitura numa visão sociointeracionista, como encontramos em Geraldi (2006; 2007), Rojo (2004), Bakhtin (1988; 1992); e na literatura como arte humanizadora, com respaldo pautado em pressupostos de Soares (2011; 2016), Lajolo (1993), Candido (1995), Kleiman (2012), Zilberman (2009), Cosson (2012), entre outros estudiosos que desenvolveram pesquisas sobre letramentos e contribuem significativamente para os estudos nessa área a serem agregadas ao trabalho. Assim, ancoramos nossos estudos numa proposta de educação que tem como base a literatura e a leitura do texto literário como efetiva prática social, pois acreditamos que essa seja a base para a formação e transformação do leitor na escola.

Palavras-chave
Leitura. Literatura. Letramento literário.

Texto completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário