Leitura crítica e a compreensão do gênero tirinha à luz dos pressupostos diálogicos da linguagem

Danieli Santos Beretello, Regiane Cavalcanti Caldeira Rocha e Lilian Cristina Buzato Ritter

Resumo
O trabalho com a leitura e compreensão de textos é uma das práticas de linguagem que subjaz o ensino da língua portuguesa no contexto da educação básica. A busca pelo aprimoramento da leitura, que proporcione uma perspectiva crítica e que favoreça aos discentes a competência de analisar os diálogos que medeiam seus âmbitos sociais, é outro anseio da educação. Entretanto, comumente nos deparamos com situações nas quais os discentes apresentam dificuldades em conseguir realizar a leitura do texto de forma profícua, inviabilizando um diálogo consciente sobre os mais diversos contextos sociais e sua réplica interior. Diante dessa problemática, é necessário propor atividades que possam suprir essa lacuna existente em sala de aula. Sendo assim, será apresentada uma sequência de ensino que visa à leitura e à compreensão do gênero discursivo “tirinha”, à luz dos pressupostos dialógicos da linguagem. A atividade é direcionada para o ensino fundamental (nono ano) cujo objetivo é discutir a temática do preconceito racial a partir de uma tirinha veiculada em suporte digital. O trabalho de compreensão do texto-enunciado é configurado, principalmente, pelas relações dialógicas estabelecidas entre os enunciados já-dito e pré-figurado. A sustentação teórica-metodológica do trabalho está nos estudos da prática de leitura na área da Linguística Aplicada, em específico, na concepção de língua e linguagem interacionista e dialógica, ancorada nos estudos bakhtinianos de VOLÓCHINOV (2017); PEREIRA; RODRIGUES (2016).


Palavras-chaves
Gênero discursivo. Leitura crítica. Linguagem dialógica. Prática de ensino.

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