Leitura crítica do discurso publicitário

Celiane Pereira Silva e Lilian Cristina Buzato Ritter

Resumo
O presente trabalho aborda uma proposta pedagógica de leitura crítica do discurso publicitário, por entender que o aluno precisa refletir sobre a relação entre publicidade e consumo, ser capaz de refletir e de superar nele o desejo de consumir. Dessa forma, esta proposta visa proporcionar aos alunos de 8º ano do Ensino Fundamental uma experiência de leitura do gênero discursivo publicitário, com vistas à produção dos sentidos destes textos para a formação de leitores críticos e reflexivos. A justificativa para a realização reside na necessidade de desenvolver práticas de leituras voltadas para as práticas sociais de uso da linguagem, uma vez que, elas favorecem o aprimoramento da capacidade de ler, interpretar e compreender como os textos funcionam em sociedade, como são construídos e como são utilizados a fim de atingir um objetivo sócio-comunicativo. As teorias que servem de base para o trabalho são: a perspectiva dialógica de linguagem com fundamentação teórica em Volochinov (2017), Brait (2016), que trazem apontamentos importantes para a análise das relações discursivas dos enunciados e as propostas de letramento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Kleiman (2007) e Capristano (2010), e ainda, os autores Gonzales (2003) e Campos-Toscano (2009), que discorrem a respeito da produção dos sentidos do discurso publicitário. A perspectiva de linguagem e de texto adotados amplia a capacidade do aluno de expressar-se assumindo uma postura crítica e reflexiva em relação aos valores e ideologias presentes nos textos, e ainda, promove uma visão ampla da sociedade e contribui para uma participação cidadã mais efetiva e consciente.

Palavras-chave
Discurso publicitário. Leitura crítica. Letramento.

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