Jogo das sílabas à luz da fonologia

Maria Luiza Mari Lopes, Patrícia Lopes Romero e, Luciane Braz Perez Mincoff

Resumo
O presente trabalho traz como elemento principal o jogo “Detetive das Sílabas”, que foi elaborado de acordo com os estudos da disciplina de Fonologia, Variação e Ensino, do Mestrado Profissional em Letras de 2018, com o objetivo de auxiliar os estudantes, que estão em processo de aquisição da língua materna escrita, a aprimorar de forma significativa e prazerosa a construção de palavras com sílabas simples e complexas do Português Brasileiro (PB). O trabalho tem como base teórica os estudiosos Piaget (1990), Vygotsky (1989), Kishimoto (1994), no campo da importância das atividades lúdicas no espaço escolar, Pedrosa (2012) no campo dos processos fonológicos que envolvem a sílaba, e, no campo da alfabetização, Soares (2003). Os resultados obtidos foram muito satisfatórios, uma vez que a sua aplicação contemplou atividades prazerosas para os discentes, com o jogo de tabuleiro. Esse apresenta desafios a serem resolvidos e que faz com que os estudantes avancem tanto na escrita quanto na leitura por meio das reflexões cognitivas que cada desafio impõe, como melhoram também a interação social.

Palavras-chave
Aquisição de língua materna. Escrita. Jogo de tabuleiro. Sílabas.

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