Marcos de Oliveira e Aparecida de Fatima Peres
Resumo
A prática de leitura é uma atividade de grande importância para o desenvolvimento crítico do aluno, pois lhe possibilita compreender mais amplamente o mundo e perceber a realidade que o cerca, principalmente no que se refere à violência que, a cada dia, camufla-se nas mais diversas atitudes cotidianas. Ao verificar constantes agressões verbais entre meninos e meninas em uma turma de oitavo ano de uma escola da rede estadual do norte do Paraná, percebeu-se a necessidade de se desenvolver um trabalho com a temática “violência” a partir da leitura de textos literários. Haja vista que, muitas vezes, os adolescentes e seus familiares vivem em vulnerabilidade social, ou seja, são vítimas de abusos domésticos, a leitura do texto literário mediada pelo professor por meio de estratégias de leitura, além do caráter humanizador, pode contribuir para que o leitor (aluno) busque mudanças de comportamento, seja capaz de olhar para o próprio contexto familiar e denunciar toda e qualquer violência sofrida ou presenciada por ele. Por conseguinte, este trabalho busca pesquisar e analisar, de maneira qualitativa, sob a perspectiva discursiva semiótica do texto, como os estudantes reagem ao tema “violência contra a mulher”, presente nos contos “Para que ninguém a quisesse” e a “A moça tecelã”, de Marina Colasanti.
Palavras-chave
Estratégias de leitura. Texto literário. Violência doméstica.
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