Do filme às histórias em quadrinhos: brincando de ler com o pantera negra


Deise Cristina Santos Ferreira Aguiar, Risonete Lima de Almeida e Luciene Souza Santos

Resumo
Este estudo é fruto de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento e apresenta fundamentos teóricos e metodológicos de um projeto de intervenção a ser desenvolvido em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola municipal da cidade de Anguera- BA. A pesquisa tem o objetivo de fortalecer a competência leitora dos discentes, a partir da promoção de práticas de formação do leitor literário por meio de leitura, compreensão e produção intertextuais entre o cinema e a história em quadrinhos, ambos produções cinematográfica e bibliográfica da Marvel. O gênero HQ, no estudo proposto, é tomado como objeto científico. Bakhtin (1997), Cosson (2012), Feijó (2010), Freire (1996), Mendonça (2010) e Stam (2006) são alguns dos teóricos que sustentam as reflexões acerca da formação do leitor literário e da importância do uso das HQ e do cinema na sala de aula. A pesquisa proposta nesse projeto é de natureza qualitativa, pois não pretende trabalhar com hipóteses, mas sim com uma situação problema ligada a um objetivo geral. As ações científicas serão desenvolvidas por meio de uma pesquisa-ação. Será produzida uma sequência didática formativa com a participação autoral dos estudantes envolvidos no projeto. Espera-se fomentar práticas de formação do leitor literário de uma obra fílmica e em HQ para compreender as possibilidades de intertextualidade, além de enfatizar a uma relevância cultural e histórica no município de Anguera- Bahia com a criação de HQ e de curta-metragem, os quais possibilitarão o registro das produções anguerenses, além de revelar possíveis artistas locais.

Palavras-chave
Leitor literário. HQ. Cinema. Intertextualidade.

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