Deise Cristina Santos Ferreira Aguiar, Risonete
Lima de Almeida e Luciene Souza Santos
Resumo
Este
estudo é fruto de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento e apresenta
fundamentos teóricos e metodológicos de um projeto de intervenção a ser
desenvolvido em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola
municipal da cidade de Anguera- BA. A pesquisa tem o objetivo de fortalecer a
competência leitora dos discentes, a partir da promoção de práticas de formação
do leitor literário por meio de leitura, compreensão e produção intertextuais
entre o cinema e a história em quadrinhos, ambos produções cinematográfica e
bibliográfica da Marvel. O gênero HQ, no estudo proposto, é tomado como objeto
científico. Bakhtin (1997),
Cosson (2012), Feijó (2010), Freire (1996), Mendonça (2010) e Stam (2006) são
alguns dos teóricos que sustentam as reflexões acerca da formação do leitor
literário e da importância do uso das HQ e do cinema na sala de aula. A
pesquisa proposta nesse projeto é de natureza qualitativa, pois não pretende trabalhar
com hipóteses, mas sim com uma situação problema ligada a um objetivo geral. As
ações científicas serão desenvolvidas por meio de uma pesquisa-ação. Será
produzida uma sequência didática formativa com a participação autoral dos
estudantes envolvidos no projeto. Espera-se fomentar práticas de formação do
leitor literário de uma obra fílmica e em HQ para compreender as possibilidades
de intertextualidade, além de enfatizar a uma relevância cultural e histórica
no município de Anguera- Bahia com a criação de HQ e de curta-metragem, os
quais possibilitarão o registro das produções anguerenses, além de revelar
possíveis artistas locais.
Palavras-chave
Leitor literário. HQ. Cinema.
Intertextualidade.
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