Luana Oliveira Rodrigues e Luciene Souza Santos
Resumo
Este trabalho, fruto de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, apresenta um projeto de intervenção a ser desenvolvido em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de Feira de Santana/Ba, com o objetivo de ampliar e fortalecer a competência oral dos discentes, a partir da prática de contação de histórias e do contato e valorização das tradições orais afro-brasileiras. Por perceber que a comunicação oral não tem uma sistematização de ensino por parte da escola e que também não é valorizada por ela, que pensamos na proposta desse trabalho, que é a de propor uma sistematização para o desenvolvimento das competências orais. Por considerar que a linguagem não funciona senão na interação entre os sujeitos, e que a oralidade caminha conosco, antes mesmo de adentrarmos na vida escolar, que baseamos nossa pesquisa na concepção interacionista de linguagem que concebe que o ensino de língua materna como capaz de desenvolver melhores caminhos quando focaliza os usos e a funcionalidades da língua, tornando o aluno um ser mais ativo que constrói sua própria aprendizagem. Para a fundamentação e reflexão, utilizamos com maior frequência Freire (1989), Cosson (2018), Marcuschi (2007) e Zumthor (2010), Schneuwly e Dolz (2004), Hampatê Ba (2009) que são alguns dos teóricos que sustentam as reflexões teóricas acerca do objetivo que buscamos. A abordagem metodológica será a pesquisa-ação, aplicada com base no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que apresentam uma proposta para o estudo de gêneros orais em sala de aula a partir de uma sequência didática. Considera-se que este tipo de pesquisa nos ajudará a encontrar respostas para as questões da problemática analisada. Como estratégia de melhoria das competências leitoras, serão utilizados contos de tradição oral afro-brasileira, apresentadas através da contação de histórias, lugar onde terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre sua história, sua ancestralidade, ao mesmo tempo em que praticam as habilidades orais adquiridas durante o projeto.
Palavras-chave
Competência oral; contação de histórias; tradição oral afro-brasileira.
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