Vinicius da Silva Zacarias e Cláudia Valéria Doná Hila
Resumo
O presente estudo, inserido no âmbito da Linguística Aplicada, tem como objetivo discutir o processo de construção de um aplicativo de celular – app, realizado durante a disciplina Gêneros textuais/discursivos e práticas sociais, do Profletras- UEM, no ano de 2018. A partir das discussões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, s/d), os estudos sobre multiletramentos (cf. ROJO, 2012) adquirem relevância no cenário educacional, na medida em que as novas tecnologias exigem novas representações da linguagem, trazem novos gêneros discursivos e, consequentemente, apontam novas maneiras de se desenvolver as práticas de leitura e de escrita com os alunos. Como fruto dessas discussões é que surgiu a ideia da criação do app Resenha de filme, concebido para atuar como recurso metodológico de ensino. Os conteúdos da ferramenta, construídos com base nos estudos de Machado; Lousada; Abreu-Tardelli (2004), Barros (2008) e Lima (2015), contemplam a definição do gênero, seu contexto de produção, conteúdo temático, estrutura composicional, estilo, passos para produzir uma resenha de filme, bem como exemplos de textos do gênero, publicados em jornais, revistas e sites. Acreditamos que a utilização do app em sala de aula pode contribuir para tornar o ensino não apenas mais atraente, mas também mais contextualizado à forma como as relações sociais e o conhecimento são construídos no contexto atual.
Palavras-chave
App. Gêneros discursivos. Multiletramento.
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