Resumo
O presente trabalho objetiva averiguar, descrever e refletir acerca do processo fonológico de segmentação presente na produção textual de alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública no município de Astorga, Paraná. Utilizou-se uma proposta metodológica de pesquisa qualitativa, na qual se propôs uma análise de alguns textos escritos em contexto de sala de aula. A partir de tais observações, foi possível perceber a presença de alguns processos fonológicos comumente presente em produções escritas de crianças dessa faixa etária e, dentre esses processos, optou-se por descrever e analisar a ocorrência da segmentação não convencional nos textos espontâneos produzidos por crianças na fase de aquisição da linguagem escrita. Desse modo, a presente análise está centrada no esclarecimento dos motivos que levam as crianças a segmentarem a escrita fora das normas ortográficas do português brasileiro. Para tanto, o estudo terá como suporte principal os pressupostos teóricos de Cunha (2004), Cagliari (2002), Capristano (2007), Marcuschi (1997), Abaurre (2006), os quais descrevem e analisam o processo fonológico de segmentação em textos escritos. Diante das análises dos textos e das hipóteses elaboradas pelas crianças acerca da escrita, conclui-se que, na maioria dos casos, se trata da concepção de perspectivas prosódicas da fala e também da compreensão que a criança tem a respeito da escrita convencional. Como proposta de atividade de intervenção, elaborou-se um jogo que possibilita a exploração da formação de palavras, a fim de possibilitar ao aluno a percepção da grafia adequada das palavras.
Palavras-chave
Aquisição da linguagem escrita. Ortografia. Segmentação.
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