Resumo
A
proposta deste projeto de pesquisa é desenvolver práticas de letramento
literário por meio do reconhecimento e sentimento de pertencimento da cultura
local. Para tal os alunos terão contato com cordéis de escritores conhecidos
nacionalmente e, ainda, farão a recolha dos produzidos na comunidade.
Posteriormente, produzirão os seus, ilustrarão com design de suas preferências
e divulgarão numa biblioteca digital, tanto os recolhidos, quanto os por eles
produzidos. Com isso os alunos atuarão como protagonistas e poderão favorecer à
comunidade, pois divulgarão um patrimônio cultural, que até então não foi
publicado, nem recebeu a sua devida importância. A metodologia de pesquisa
utilizada será a pesquisa ação do tipo intervenção, que, segundo Damiani (2012)
recebe essa nomenclatura porque o pesquisador não apenas observa os fatos,
intervém, visando alcançar um objetivo. Assim, foi organizada uma sequência
didática, preocupando-se em estar de acordo com o que defende Zabala (1998), ou
seja, que as atividades sejam ordenadas, estruturadas e articuladas,
considerando os níveis dos desafios e os conhecimentos necessários acerca das
características do gênero. Nesse sentido, como considera o desempenho dos
alunos, a organização prévia dessa sequência poderá sofrer modificações, de
acordo com o ritmo da turma. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de
atribuir significados aos textos lidos, correlacionando-os ao contexto social,
e de produzirem os próprios cordéis, incluindo neles suas vivências, sua cultura.
Palavras-chave
Letramento
Literário. Cordel.
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