“A voz do poeta popular”: ganhando espaço na formação do letramento literário

Ádria Simone Maria Oliveira e Patrício Nunes Barreiros

Resumo
A proposta deste projeto de pesquisa é desenvolver práticas de letramento literário por meio do reconhecimento e sentimento de pertencimento da cultura local. Para tal os alunos terão contato com cordéis de escritores conhecidos nacionalmente e, ainda, farão a recolha dos produzidos na comunidade. Posteriormente, produzirão os seus, ilustrarão com design de suas preferências e divulgarão numa biblioteca digital, tanto os recolhidos, quanto os por eles produzidos. Com isso os alunos atuarão como protagonistas e poderão favorecer à comunidade, pois divulgarão um patrimônio cultural, que até então não foi publicado, nem recebeu a sua devida importância. A metodologia de pesquisa utilizada será a pesquisa ação do tipo intervenção, que, segundo Damiani (2012) recebe essa nomenclatura porque o pesquisador não apenas observa os fatos, intervém, visando alcançar um objetivo. Assim, foi organizada uma sequência didática, preocupando-se em estar de acordo com o que defende Zabala (1998), ou seja, que as atividades sejam ordenadas, estruturadas e articuladas, considerando os níveis dos desafios e os conhecimentos necessários acerca das características do gênero. Nesse sentido, como considera o desempenho dos alunos, a organização prévia dessa sequência poderá sofrer modificações, de acordo com o ritmo da turma. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de atribuir significados aos textos lidos, correlacionando-os ao contexto social, e de produzirem os próprios cordéis, incluindo neles suas vivências, sua cultura.

Palavras-chave
Letramento Literário. Cordel.

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