A revisão da Guerra Grande (1864-1870) pela Literatura: o Romance como arena da “Palavra Armada” – a alteridade na Formação Docente em Segunda Licenciatura-PARFOR

Adenilson de Barros de Albuquerque

Resumo
Neste trabalho apresentamos uma leitura sobre o discurso literário relacionado à Guerra Grande (1864-1870) – também conhecida como Guerra do Paraguai ou Guerra da Tríplice Aliança –, no intuito de propor ao professor de Língua Espanhola em formação uma possibilidade de reflexão docente, ao tomar como ponto de partida a tematização de um evento histórico importante no contexto latinoamericano. A partir de pressupostos da crítica historiográfica e da teoria literária, trazemos para análise um fragmento do romance histórico Los papeles de Burton (2015), de Mercedes Rubio. Para além do contato com os aspectos formais inerentes à expressão verbal em língua estrangeira, fundamentais para o conhecimento e a coerência das primeiras leituras, voltamos a atenção para a problemática das estratégias discursivas e sua contribuição para o respaldo crítico ao professor, necessário à fluidez das discussões em sala de aula. Após discorrermos, em linhas gerais, sobre a guerra e suas variantes interpretativas, passamos a ler o texto selecionado e a pontuar elementos relevantes que, segundo nossa avaliação, são capazes de funcionar como ponto de partida para o estudo deste e de outros temas caros não só aos hispanohablantes, mas a todos os interessados na história e na literatura da América Latina.

Palavras-chave
Língua estrangeira. Formação de professor. Literatura Comparada. Romance histórico.

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