A poesia nonsense com instrumento de ensino

Vilson Pruzak Santos e Valdeci Batista de Melo Oliveira

Resumo
O trabalho de pesquisa aqui apresentado versa sobre a possibilidade de utilizar a poesia nonsense como instrumento de ensino. Tomamos o estilo nonsense com eixo norteador das nossas práticas educativas por se tratar de um estilo de escrita pouco usual no âmbito escolar. Para apresentar o estilo de escrita nonsense nos apoiamos em Bastos (2001) e Lear (2011). Já para entendermos como o lúdico contribui com um ensino significativo nos fundamentamos em Almeida (1994) e em Santos (2001). Ainda, tomaremos por base, em nossa fundamentação teórica, as ideias de Faustino (1976), sobre o que é poesia, e por fim buscamos em Zilberman (1989) entender a Estética da Recepção como metodologia no ensino e na aprendizagem da lírica nonsense para alunos do ensino fundamental séries finais. Diante do exposto, consideramos que o nonsense é um estilo que carece ser trabalhado com mais habitualidade nas salas de aula, pois além de contribuir com o ensino da lírica também desperta a criatividade dos alunos.

Palavras-chave
Lúdico. Nonsense. Lírica. Estética da Recepção.

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