Resumo
O
trabalho de pesquisa aqui apresentado versa sobre a possibilidade de utilizar a
poesia nonsense como instrumento de ensino. Tomamos o estilo nonsense com eixo
norteador das nossas práticas educativas por se tratar de um estilo de escrita
pouco usual no âmbito escolar. Para apresentar o estilo de escrita nonsense nos
apoiamos em Bastos (2001) e Lear (2011). Já para entendermos como o lúdico
contribui com um ensino significativo nos fundamentamos em Almeida (1994) e em
Santos (2001). Ainda, tomaremos por base, em nossa fundamentação teórica, as
ideias de Faustino (1976), sobre o que é poesia, e por fim buscamos em
Zilberman (1989) entender a Estética da Recepção como metodologia no ensino e
na aprendizagem da lírica nonsense para alunos do ensino fundamental séries
finais. Diante do exposto, consideramos que o nonsense é um estilo que carece
ser trabalhado com mais habitualidade nas salas de aula, pois além de
contribuir com o ensino da lírica também desperta a criatividade dos alunos.
Palavras-chave
Lúdico.
Nonsense. Lírica. Estética da Recepção.
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