Resumo
A
leitura–fruição é um tipo de leitura na qual a avaliação por meio de provas,
relatórios, fichas de leitura e outros métodos de avaliação estão fora de
questão. É uma leitura incentivada pelo simples prazer de ler e que à medida
que acontece traz informações que são transformadas em sabedoria, tornando o
leitor parte da sociedade como ser atuante e não mais somente observador. O objetivo geral desta pesquisa é
desenvolver uma prática pedagógica de leitura-fruição com alunos do 9º ano do
EF de uma escola pública de Toledo/PR e os específicos são: investigar os
aspectos teóricos e metodológicos sobre leitura, na sua vertente de fruição;
conhecer o ambiente escolar, nas especificidades que envolvem as atividades de
leitura-fruição; e utilizar o espaço escolar (biblioteca e sala de aula) para a
realização de atividades de leitura, aplicação e avaliação atividades práticas
de leitura-fruição. Para nossa pesquisa optamos como base teórica, uma das
concepções basilares centrada em Bakhtin (2003), propostas de ensino da leitura
de Geraldi (1997 e 2011), dos problemas de leitura apresentados por Leffa
(1996), a concepção de leitura como prática de interação de Koch (2002) e
Santos (2011), entre outros. Nossa pesquisa está baseada nos
pressupostos da Linguística Aplicada numa metodologia de pesquisa de caráter
qualitativo interpretativista, de cunho etnográfico, com ênfase na
pesquisa-ação e como instrumento de registro o diário de campo.
Palavras-chave
Leitura.
Leitura-fruição. Ensino fundamental. Prática.
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