A desconstrução de grandes heróis da história pela Literatura – o caso Simón Bolívar e as campanhas independentistas: a criticidade da escrita literária na Formação Docente

Hugo Eliecer Dorado Mendez e Gilmei Francisco Fleck

Resumo
No presente texto pretendemos salientar, em linhas gerais, a relevância do estudo de literatura na formação docente e atestar a importância do romance histórico latino-americano como instrumento pedagógico na formação do leitor crítico. Para tanto, será apresentada uma análise comparativa entre dois romances históricos que abordam a temática da independência no território americano com ênfase na figura histórica de Simón Bolívar como protagonista ficcional e como herói consagrado. Buscamos demonstrar as distintas perspectivas em relação a uma mesma figura histórica recriada pela ficção, evidenciando a capacidade transformadora da literatura híbrida, que transita entre às margens da história e da ficção. Os romances analisados são Las lanzas coloradas (1931) e El general en su laberinto (1989), escritos pelo venezuelano Auturo Uslar Pietri e o colombiano Gabriel García Márquez, respectivamente. Ancoramo-nos em pressupostos sobre leitura e sua importância, segundo expressam Candido (2002), Petit (2008), Zucki (2015), nas premissas da Literatura Comparada, defendidos por Coutinho (2003) e Nitirini (2000), e nos estudos sobre o romance histórico latino-americano de Aínsa (1991), Márquez Rodríguez (1991), Menton (1993), Mata Induráin (1995), Fleck (2007; 2017), Esteves (2010), entre outros.

Palavras-chave
Formação docente. Romance histórico. Simón Bolívar. 

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