Resumo
No presente texto pretendemos salientar, em linhas gerais, a relevância do
estudo de literatura na formação docente e atestar a importância do romance histórico
latino-americano como instrumento pedagógico na formação do leitor crítico. Para
tanto, será apresentada uma análise comparativa entre dois romances históricos que
abordam a temática da independência no território americano com ênfase na figura
histórica de Simón Bolívar como protagonista ficcional e como herói consagrado.
Buscamos demonstrar as distintas perspectivas em relação a uma mesma figura
histórica recriada pela ficção, evidenciando a capacidade transformadora da literatura
híbrida, que transita entre às margens da história e da ficção. Os romances analisados
são Las lanzas coloradas (1931) e El general en su laberinto (1989), escritos pelo
venezuelano Auturo Uslar Pietri e o colombiano Gabriel García Márquez,
respectivamente. Ancoramo-nos em pressupostos sobre leitura e sua importância,
segundo expressam Candido (2002), Petit (2008), Zucki (2015), nas premissas da
Literatura Comparada, defendidos por Coutinho (2003) e Nitirini (2000), e nos estudos
sobre o romance histórico latino-americano de Aínsa (1991), Márquez Rodríguez
(1991), Menton (1993), Mata Induráin (1995), Fleck (2007; 2017), Esteves (2010),
entre outros.
Palavras-chave
Formação docente. Romance histórico. Simón Bolívar.
Texto completo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário