A cidade de pé de serra em versos: uma proposta de formação leitora a partir das produções poéticas orais e escritas

Maria Ionah de Oliveira Rios e Fabíola Silva de Oliveira Vilas Boas

Resumo
Este estudo, fruto de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, apresenta um projeto de intervenção a ser desenvolvido em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Pé de Serra/Ba, com o objetivo de ampliar e fortalecer a competência leitora dos discentes, a partir da valorização e estudo das produções poéticas orais e escritas da comunidade na qual eles estão inseridos. Por considerar que a linguagem não funciona senão na interação entre os sujeitos, esta pesquisa baseia-se na concepção interacionista de linguagem que concebe que o ensino de língua materna tem a capacidade de desenvolver melhores caminhos quando focaliza os usos e a funcionalidades da língua, tornando o aluno um ser mais ativo que constrói sua própria aprendizagem. Antunes (2003), Cosson (2018), Geraldi (2012) e Koch e Elias (2017) são alguns dos teóricos que sustentam as reflexões teóricas acerca da leitura na perspectiva interacional (dialógica) da língua.  A abordagem metodológica será a pesquisa-ação, aplicada com base no modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que apresentam uma proposta para o estudo do gênero de texto em sala de aula a partir de uma sequência didática. Considera-se que este tipo de pesquisa favorecerá encontrar respostas para os questionamentos norteadores da problemática analisada.  Como estratégia de melhoria da capacidade leitora, serão utilizadas produções poéticas que permeiam o universo local e social dos alunos em questão, para que sejam ampliadas as condições de produção de sentido e a capacidade de compreensão global de texto.

Palavras-chave
Perspectiva interacionista. Leitura. poesia regional.

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