Resumo
Este estudo, fruto de uma pesquisa de mestrado em
desenvolvimento, apresenta
um projeto de intervenção a ser desenvolvido em uma turma de 7º ano do Ensino
Fundamental de uma escola municipal da cidade de Pé de Serra/Ba, com o objetivo
de ampliar e fortalecer a competência leitora dos discentes, a partir da
valorização e estudo das produções poéticas orais e escritas da comunidade na
qual eles estão inseridos. Por considerar que a linguagem não funciona senão na
interação entre os sujeitos, esta pesquisa baseia-se na concepção
interacionista de linguagem que concebe que o ensino de língua materna tem a
capacidade de desenvolver melhores caminhos quando focaliza os usos e a
funcionalidades da língua, tornando o aluno um ser mais ativo que constrói sua
própria aprendizagem. Antunes (2003), Cosson
(2018), Geraldi (2012) e Koch e Elias (2017) são alguns dos teóricos que
sustentam as reflexões teóricas acerca da leitura na perspectiva interacional
(dialógica) da língua. A abordagem
metodológica será a pesquisa-ação, aplicada com base no modelo de Dolz,
Noverraz e Schneuwly (2004), que apresentam uma proposta para o estudo do
gênero de texto em sala de aula a partir de uma sequência didática.
Considera-se que este tipo de pesquisa favorecerá encontrar respostas para os
questionamentos norteadores da problemática analisada. Como estratégia de melhoria da capacidade
leitora, serão utilizadas produções poéticas que permeiam o universo local e
social dos alunos em questão, para que sejam ampliadas as condições de produção
de sentido e a capacidade de compreensão global de texto.
Palavras-chave
Perspectiva interacionista. Leitura. poesia regional.
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